O curso de pós-graduação lato sensu GESTÃO ESCOLAR tem como objetivo capacitar os educadores para atuar com liderança nas diversas áreas da administração escolar para assumir as funções de Diretor, Vice-diretor, Supervisor, Coordenador, Inspetor, Orientador Educacional-Pedagógica e de Planejamento Escolar e na organização do trabalho pedagógico. O aluno terá uma visão estratégica das instituições escolares na sua estrutura e na forma de conduzi-la e de como aplicar seus recursos com eficiência, inclusive os recursos de tecnologias de informação e comunicação da instituição; elaborar e implantar projeto pedagógico levando em consideração a gestão democrática e comprometida com a autonomia da escola e o sucesso pedagógico. O curso visa proporcionar a compreensão do processo de sociabilidade e de ensino-aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre ele; compreender a importância da participação coletiva de forma cooperativa da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola; atuar em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula; refletir sobre os conhecimentos pertencentes à realidade social e politica brasileira e suas repercussões na educação, ao papel social do gestor, à discussão das leis relacionadas ao seu campo de atuação, às questões éticas e da cidadania; e, refletir sobre a prática educativa dos diferentes graus, níveis e modalidades de ensino, promovendo a articulação entre esses e a comunidade.

 

CARGA HORÁRIA: 360 hs