EDUCAÇÃO ESPECIAL: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

PÓS GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

OBJETIVOS

Compreender os fundamentos básicos, históricos e políticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), exigindo para tanto o estudo dos aspectos neurobiológicos de desenvolvimento e da aprendizagem, desenvolvimento global — linguagem, comunicação, aprendizagem e cognição —, as noções básicas de análise do comportamento aplicada ao TEA: ABA e TEACCH, a relação entre família (seus conflitos de aceitação e estimulação) e a escola (aspectos Pedagógicos Inclusivos do TEA: ensino, instrumentos e avaliações e o plano de atendimento individualizado) e o diagnóstico: avaliação e tratamento — estimulação Infantil e atividade lúdica.


São Objetivos específicos:

- Compreender os fundamentos, os princípios e os objetivos da Educação Especial e Inclusiva, do atendimento clínico e institucional de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NEE;
- Entender a Educação Inclusiva em nosso país, a legislação em vigor relacionada à Educação Especial e os avanços nessa área;
- Discutir a função social, os aspectos curriculares e as propostas pedagógicas voltadas à inclusão;
- Apresentar as propostas atuais de atendimento clínico por profissionais da Educação e da Saúde para esse público;
- Buscar alternativas de ação pedagógica junto ao aluno com Necessidades Educacionais Especiais — NEE baseadas nas habilidades que caracterizam suas múltiplas dimensões para a aprendizagem;
- Analisar os estudos da área da neurociência para a melhor compreensão da relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, os Distúrbios e Problemas de Aprendizagem e a Escolarização da Pessoa com Transtornos Globais do Desenvolvimento — TGD;
- Estudar como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), Tecnologias Assistiva Recursos Didáticos a Serviço da Inclusão e Comunicação alternativa contribuem para o desenvolvimento de pessoas com deficiências, transtornos e síndromes;


PÚBLICO-ALVO

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA é aberto para graduados nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Licenciaturas nas diversas áreas do conhecimento.
Profissionais com Especialização em Educação Especial e Inclusiva poderão cursar carga horária complementar, com 216 horas e obter a segunda certificação, com o título de Especialista em Educação Especial e Inclusiva: Transtorno do Espectro Autista, com carga horária de 616 horas.


PROGRAMA DO CURSO

- Fundamentos da Educação Especial — aspectos sociais e políticos
- Metodologia do Ensino da Educação Especial
- Intervenção de equipe Multidisciplinar: PEI e Adaptações e/ou Adequações Curriculares
- Escolarização da Pessoa considerada público-alvo da Educação Especial
- Psicologia da Aprendizagem Aplicada à Educação Especial
- Neurociência e processo ensino-aprendizagem: desenvolvimento humano e aprendizagem
- Neurociência e processo ensino-aprendizagem: distúrbios e problemas de aprendizagem
- Neurociência e processo ensino-aprendizagem: escolarização da pessoa com transtornos globais do desenvolvimento — TGD
- Programa de Ensino Individualizado na sala de aula inclusiva: Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Tecnologias Assistiva Recursos Didáticos a Serviço da Inclusão e Comunicação alternativa
- Aspectos Pedagógicos Inclusivos do TEA: Fundamentos Básicos, Históricos e Políticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ensino, instrumentos e avaliações e plano de atendimento individualizado
- Diagnóstico: Avaliação e tratamento — estimulação Infantil e Atividade Lúdica
- Aspectos neurobiológicos de desenvolvimento e da aprendizagem do TEA
- Desenvolvimento global: linguagem, comunicação, aprendizagem e cognição do Autista
- Noções Básicas de Análise do Comportamento Aplicada ao TEA: ABA E TEACCH
- Diversidade na Aprendizagem Escolar de Pessoas com TEA: relação entre família, escola e autista
- Jornada Científica (Atividade de Conclusão do Curso, com 40 horas)


ESTÁGIO OPCIONAL

O curso prevê Estágio Opcional na Associação de Amigos do Autista e em Salas de Recurso, com carga horária total de 100 horas. Para os alunos que optarem pelo Estágio o certificado fará menção a sua realização.


CARGA HORÁRIA

O curso possui carga horária total de 616 horas, com exceção do Estágio Opcional.


FORMATO DO CURSO

16 Módulos de 36 horas, sendo, em cada módulo, 24 horas presenciais (ou com aulas remotas, enquanto perdurar as ações de distanciamento social) e 12 horas de efetivo trabalho do aluno, com atividades de complementação de estudos, a serem desenvolvidas via plataforma Aulapp.
A avaliação de cada módulo fica a cargo do professor/coordenador, podendo ser aplicados trabalhos, seminários ou provas.
O aluno poderá cursar Estágio Opcional, com carga horária de 100 horas.
Para a conclusão do curso, os alunos, organizados em grupos, deverão desenvolver e apresentar banner sob tema de pesquisa ou trabalho referente ao tema do curso, apresentado/exposto no evento JORNADA CIENTÍFICA.


AULAS

As aulas presenciais ou remotas serão desenvolvidas aos sábados, de acordo com calendário prévio, das 9 h às 12h30min e das 13h30 às 17 horas.
A dinâmica das atividades será de 1 módulo por mês, sendo 2 sábados consecutivos com aulas, seguido de um de folga e retornando com mais um sábado letivo. Em dezembro (parcial), janeiro e julho haverá recesso.


CONCLUSÃO DO CURSO

São requisitos para conclusão do curso cursar os módulos teórico-práticos, com aproveitamento (nota mínima 7,0 em cada módulo), e participar da Jornada Científica, com apresentação de banner, realizado em grupo de alunos, sob tema de pesquisa ou atividade profissional relacionado ao curso.


TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

18 meses.


TÍTULO / CERTIFICADO

O egresso que cumprir todos os componentes curriculares com aprovação, fará jus ao TÍTULO DE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA:
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, com emissão de Certificado registrado, conforme disposto na Resolução nº 01/2018, do CNE/CES (legislação pertinente).


DUPLA CERTIFICAÇÃO

A formação no curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva: Transtornos do Espectro Autista dará direito à dupla certificação, com certificado também do curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva.
O egresso do curso de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade Calafiori poderá complementar sua formação, com carga horária adicional de 216 horas e aproveitamento integral dos estudos realizados no curso de Educação Especial e Inclusiva, como forma de obter Certificação na Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva: Transtornos do Espectro Autista.


COORDENAÇÃO

Professora Ma. Adriana Regina Silva Leite


CORPO DOCENTE

Professores mestres e doutores, especialistas na área.


INÍCIO DAS AULAS

Dia 27 de fevereiro de 2021, sábado.


INVESTIMENTO DO ALUNO, DESCONTOS E FORMAS DE PAGAMENTO

20 parcelas mensais de R$ 300,00
Há descontos por pontualidade e para ex-alunos da faculdade e conveniados.


INFORMAÇÕES

Telefones
(35) 98862-6077
(35) 98862-6578
(35) 3558-6261
(35) 3558-5995
www.calafiori.edu.br