PÓS GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

OBJETIVOS

A pós-graduação em Fruticultura objetiva habilitar os profissionais para orientar e consultar na instalação e condução de atividade fruticultora; proporcionar subsídios teóricos para criação de um senso crítico como base para o estabelecimento de manejo fitotécnico, gestão ambiental, gestão financeira e todos aspectos que envolve o setor; propiciar os conhecimentos práticos suficientes para o correto desenvolvimento de uma fruticultura sustentável econômica e ambiental e produção de pomares, produtivos e rentáveis.
O curso objetiva ainda formar técnicos capazes de ofertar orientação na atividade como forma de diversificação e opção de renda ao produtor rural e oportunizar urna profissionalização rápida para atividades especifica delimitadas no mundo do trabalho.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Agrícolas, e Tecnólogos da área agrícola que desejam se capacitar para o mercado de trabalho. Engenheiros de outras modalidades e demais profissionais que desejem se capacitar na atividade.
Fruticultores e produtores rurais, graduados em outras áreas, que produzam frutas ou que desejam se iniciar no segmento e conhecer melhor a atividade poderão cursar a pós-graduação ou alguns módulos do curso, no formato de curso de extensão.


INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas pelo site da faculdade (//calafiori.edu.br/inscricao-pos/), no link pertinente, com dados pessoais, curso de interesse e upload dos documentos.


PROGRAMA DO CURSO - MÓDULOS

(CADA MÓDULO POSSUI 36 HORAS)

- Propagação e produção de mudas das frutíferas/ viveiro
- Química e Fertilidade do Solo/Adubação e Nutrição de Frutíferas
- Fisiologia de Plantas Frutíferas
- Manejo de Frutíferas de Clima temperado (Pêssego, Figo, Uva)
- Manejo de Frutíferas de Clima tropical I (Citros, Abacate, Abacaxi)
- Manejo de Frutíferas de Clima tropical II (Banana, Goiaba, Maracujá)
- Frutas exóticas e potenciais (Pitaya, Mirtilo, raras nativas (mirtáceas, anonáceas, abiu), Acerola, Pequi)
- Manejo Integrado de Doenças / Pragas
- Comercialização/Marketing/ Gestão Empresarial para o Mercado Frutícola
- Metodologia de Pesquisa em Fruticultura / Estatística Aplicada a Agricultura / Docência
- Jornada Científica (Atividade de Conclusão do Curso, com 40 horas)


CARGA HORÁRIA

O curso possui carga horária total de 400 horas.


FORMATO DO CURSO

10 Módulos de 36 horas, sendo, em cada módulo, 24 horas presenciais (ou com aulas remotas, enquanto perdurar as ações de distanciamento social) e 12 horas de efetivo trabalho do aluno, com atividades de complementação de estudos, a serem desenvolvidas via plataforma Aulapp.
Há aulas práticas, de campo.
A avaliação de cada módulo fica a cargo do professor/coordenador, podendo ser aplicados trabalhos, seminários ou provas.
Não há estágio.
Para a conclusão do curso, os alunos, organizados em grupos, deverão desenvolver e apresentar banner sob tema de pesquisa ou trabalho referente ao tema do curso, apresentado/exposto no evento JORNADA CIENTÍFICA.


AULAS

As aulas presenciais ou remotas serão desenvolvidas aos sábados, de acordo com calendário prévio, das 9 h às 12h30min e das 13h30 às 17 horas.
A dinâmica das atividades será de 1 módulo por mês, sendo 2 sábados consecutivos com aulas, seguido de um de folga e retornando com mais um sábado letivo.
Em dezembro (parcial), janeiro e julho haverá recesso.


CONCLUSÃO DO CURSO

São requisitos para conclusão do curso cursar os módulos teórico-práticos, com aproveitamento (nota mínima 7,0 em cada módulo) e participar da Jornada Científica, com apresentação de banner, realizado em grupo de alunos, sob tema de pesquisa ou atividade profissional relacionado ao curso.


TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

12 meses


TÍTULO / CERTIFICADO

O egresso que cumprir todos os componentes curriculares com aprovação, fará jus ao TÍTULO DE ESPECIALISTA EM FRUTICULTURA, com emissão de Certificado registrado, conforme disposto na Resolução nº 01/2018, do CNE/CES (legislação pertinente).


COORDENAÇÃO

Professor Dr. Eduardo José de Almeida


CORPO DOCENTE

Professores mestres e doutores, especialistas em Fruticultura.


INÍCIO DAS AULAS

Dia 27 de fevereiro de 2021, sábado.


INVESTIMENTO DO ALUNO, DESCONTOS E FORMAS DE PAGAMENTO

15 parcelas mensais de R$ 300,00
Há descontos por pontualidade e para ex-alunos da faculdade e conveniados.


INFORMAÇÕES

Telefones
(35) 98862-6077
(35) 98862-6578
(35) 3558-6261
(35) 3558-5995
www.calafiori.edu.br