Viagem a Bovespa/BM&F
EDUCRIE- Educação Física e criatividade, sucesso para qualquer idade
Setembro 24, 2017

V Liter’Arte Calafiori desperta emoções

No dia 19 de junho do corrente ano, nas dependências do Teatro Municipal Sebastião Furlan, em São Sebastião do Paraíso-MG, aconteceu o V Liter’ArteCalafiori, projeto interdisciplinar que visa ao desenvolvimento das práticas de leitura e escrita.

O Liter’ArteCalafiorifoi idealizado pela Professora Mestra Marília de Souza Neves e surgiu no ano de 2013, com as turmas de Pedagogia da Faculdade Calafiori, objetivando despertar o gosto das crianças pela leitura e literatura, por meio de estratégias diversificadas e da arte, proporcionando aos futuros pedagogos o contato estreito com as boas práticas pedagógicas, capazes de aguçar o desejo do educando para o universo literário. Além disso, buscou envolver a comunidade escolar em atividades artístico-literárias, possibilitando aos alunos e aos docentes uma relação significativa com a prática de leitura.

Neste ano, o tema foi “Memórias em construção…”e teve o objetivo de fazer uma retrospectiva da história desse projeto, relembrando personagens que marcaram seu percurso.

Além dos trabalhos expostos no hall do teatro, confeccionados pelos estudantes de Pedagogia, houve diversas apresentações artísticas exibidas no palco. Literatura, teatro, música e dança compuseram o mágico cenário que tantas emoções despertounos espectadores.Autores como Paulo Freire, Lygia Bojunga, Monteiro Lobato, Casimiro de Abreu e Antoine de Saint-Exupéry foram relembrados com efusão pelos alunos-artistas.

Os estudantes também recorreram à televisão e ao cinema para se inspirarem. A Turma do Chaves, criada pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños, foi comparada com as performances exibidas pelos alunos nas edições passadas do projeto. Houve composição de paródia e “dança cênica”, misturando personagens dos contos de fadas e filmes.

“Felizmente, o trabalho desenvolvido tem obtido bons resultados e alcançado os propósitos delineados. Já é possível constatarmos os benefícios desse relevante projeto, não apenas para os nossos alunos, mas para toda a comunidade, pois o Liter’Artevirou tradição em nosso município”, afirma a Professora Marília”.

O V Liter’ArteCalafiori teve um público de 400 pessoas, aproximadamente, e almeja, no próximo ano, expandir, propiciando à população momentos de fruição, cultura e arte.

Os comentários estão fechados.