III JORNADA DE ADMINISTRAÇÃO 2017
Choppada Calafiori
Dezembro 7, 2017

I SEMANA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Faculdade Calafiori promoveu, de 6 a 10 de novembro, a 1ª Semana da Engenharia de Produção, reunindo alunos, professores e profissionais da área.

O evento faz com que os alunos conheçam um pouco mais sobre o mercado de trabalho, aprendendo de uma forma diferente de sala de aula. A faculdade Calafiori trouxe palestras, minicursos e discussões sobre o futuro da Engenharia de Produção.

A programação da semana foi dividida da seguinte forma:

• Segunda-feira 06/11/12: Palestra Maria Leandro, gerente de processos da Cremer.
  • Terça-Feira 07/11/12: Palestra Carlos Kley, consultor de negócios.
  • Quarta-feira 08/11/12: Palestra Luis Fernando Magnani, doutor em Gerenciamento de Projetos.
  • Quinta-feira 09/11/12: Mini curso de Excel Avançado, com o proprietário da Mastercomp Paraíso.
  • Sexta-feira 10/11/12: Mesa redonda para discussão do futuro da Engenharia de Produção, com participação de palestrantes, professores e alunos.

No primeiro dia, a palestra da Gerente Maria Leandro abrangeu sobre o tema ‘Gerenciar Projetos’. Como esta disciplina pode ser vista no dia-a-dia de um Engenheiro de Produção? Qual a sua importância na prática e como o profissional pode atuar no mercado? Maria trouxe para os alunos uma visão aplicada e focada, com exemplos reais.

Na terça feira, dia 07 de novembro, a palestra do consultor Carlos Kley falou sobre o tema de ‘Melhoria de Processos’. Carlos mostrou exemplos de sua longa carreira de trabalho, 40 anos na vida profissional, e como um processo pode ser sempre melhorado e aperfeiçoado. Discutiu como o Engenheiro de Produção pode atuar na área e a importância de conceitos inerentes ao curso.

O terceiro dia (quarta-feira) foi composto pela palestra e dinâmica do Prof. Dr. Luís Fernando Magnanini (UFSCar/UFU) que, para complementar a Palestra da Prof. Maria Leandro, dissertou sobre o complemento de sua palestra: ‘Gerenciamento Ágil de Projetos’. Diante do cenário atual de tecnologia e imediatismo, como gerenciar projetos que não possuem tempo hábil para acontecer? Como agilizar os processos dentro do gerenciamento de Projetos? Foram apresentadas técnicas para estes problemas atuais e, ao final, os alunos desenvolveram uma dinâmica sobre o tema proposto.

Quinta-feira, o Professor Afonso, também Engenheiro de produção pela UEMG, ministrou um mini-curso de Excel Avançado nas dependências da Faculdade Calafiori. Os alunos conseguiram desenvolver conceitos e atividades práticas que podem ser usadas no dia-a-dia, tanto como estudantes e como futuros Engenheiros.

Sexta-feira, 10 de novembro, foi o encerramento da Semana. Para isto, foi composta uma mesa redonda com todos os alunos do curso, professores e profissionais da área para discutirem temas relevantes da Engenharia de Produção nos dias atuais. Como está o mercado de trabalho, quais as possibilidades, e como o curso pode auxiliar na vida profissional. Logo depois, um coffee break foi oferecido para os participantes, finalizando a Primeira Semana da Engenharia de Produção.

Os comentários estão fechados.