Reunião sobre o desenvolvimento regional e nacional da Educação Superior Nacional
Novembro 18, 2020
Bacharelado em Direito
Dezembro 19, 2023

Saiba como decidir por um curso superior

Entenda porque autoconhecimento é importante

Compreender as tendências mais frequentes no decorrer de sua vida, identificar as atividades que sempre te chamou mais atenção, saber para quais funções você demonstra mais aptidão. Essas, e outras, informações indicam o caminho para escolher uma profissão.

Pratique o autoconhecimento, procure relaxar as tensões do momento e busque entendimento sobre o que lhe faz feliz.

Lembre-se que a profissão tomará um tempo significativo de sua existência. Além disso, escolher um modo de servir a sociedade é uma decisão que diz respeito aos seus desejos mais profundos.

Identifique seus pontos fortes

Todos nós temos habilidades intelectuais que nos leva a realizar determinadas atividades com mais facilidade. O conjunto destas habilidades se traduz na maneira que vamos agir no campo profissional, e pode definir o qual será a sua futura profissão a ser escolhida.

Por exemplo: Suponhamos que o “Professor Aloprado” sempre se interessou pelo universo acadêmico. Na infância tinha curiosidade por livros e acessórios científicos. E isso continuou na adolescência. Lembra com carinho de seus professores, suas metodologias de ensino e a maneira pela qual eles transmitiam conhecimento.

Essa pequena história demonstra vários momentos em que se pode extrair informações sobre nossos pontos fortes e tendências profissionais.

Existem muitas técnicas de relaxamento que promovem a descoberta desses pontos fortes em nós, desde yoga, listas conceituais e até a introspecção (solitude). Crie um tempo para tranquilizar-se e refletir sobre quais profissões você gosta e qual delas te traz maior satisfação.

Antes de tomar uma decisão, dê um tempo para si. Relaxe para obter melhor capacidade de raciocínio sobre o curso ideal. Se preferir, procure se comunicar com profissionais que atuam nas profissões que te atraem, eles certamente, terão dicas valiosas. Não esqueça de questionar sobre os prós e contras das atividades.

Outra dica interessante são os simuladores de ofícios, eles permitem que você vivencie cargos na prática. Dessa maneira é possível se aproximar da escolha pelo curso superior que desenvolverá a sua vida trabalhista.

Recapitulando a nossa prosa sobre como escolher uma profissão: apresentamos maneiras para reconhecer as suas habilidades intelectuais e argumentamos sobre os testes vocacionais; entendemos sobre a importância do autoconhecimento; versamos sobre descoberta dos pontos fortes e as razões em fazer o que te traz satisfação pessoal e, por fim demos dicas para relaxar e refletir.

Agora você já sabe caminho para decidir qual profissão que mais tem a ver com sua personalidade, nos resta desejar boa sorte!

Comunique conhecimento, compartilhe nas redes sociais.

Faculdade Calafiori tradição presente para seu futuro